Descoberto entre os anos de 1920 e 1940 por Oscar Lisle Brady, o Reagente de Brady (também conhecido como Teste de Brady) é uma solução de 2,4-dinitrofenilhidrazina em uma mistura de metanol e ácido sulfúrico que é utilizada para a detecção de compostos do grupo funcional carbonila, sendo que dentre os compostos deste grupo, o reagente é utilizado especificamente para detecção e caracterização de aldeídos e cetonas.
Foto de Oscar Lisle Brady |
Entendendo o que é 2,4-dinitrofenilhidrazina
A 2,4-dinitrofenilhidrazina (também conhecida como 2,4-DNPH) tem um nome meio complicado, mas a sua estrutura é fácil de ser compreendida. Primeiramente vamos começar pela hidrazina que tem uma fórmula bem simples como podemos ver na figura abaixo:
Depois vamos entender a fórmula da fenilhidrazina (C₆H₅NHNH₂), que é um tipo de hidrazina onde um dos hidrogênios foi substituído por um radical fenil (C₆H₅), sendo este baseado em um anel de benzeno.
Na 2,4-dinitrofenilhidrazina, existem dois grupos nitro (NO₂), ligados ao fenil nas posições 2- e 4-. O canto com o nitrogênio anexado é contado como a posição do número 1, e você apenas numera no sentido horário ao redor do anel.
Reação Química do Reagente de Brady com Aldeídos e Cetonas
Os resultados da reação do Reagente de Brady variam um pouco, dependendo da natureza do aldeído ou cetona e do solvente em que a 2,4-dinitrofenilhidrazina é dissolvida. O precipitado da reação varia entre uma cor amarela, laranja, ou vermelha, que é a cor da dinitrofenilhidrazona.
Solução contendo aldeído após reagir com o Reagente de Brady |
Se R e R' forem uma combinação em que um radical seja um hidrogênio sozinho, e o outro, um grupo de hidrocarbonetos – havendo no mínimo um hidrogênio, como a alquila (CnH2n+1), então o composto original é um aldeído; ou se ambos os grupos forem hidrocarbonetos, então o composto é uma cetona.
Olhando atentamente a reação do reagente de Brady, notamos que ocorre uma reação de condensação onde duas moléculas se juntaram com a perda de uma pequena molécula no processo, que no caso desse tipo de reação é a água (H2O)
Analisando essa reação em termos de mecanismos, vemos que ela é uma reação nucleofílica de adição-eliminação, em que a 2,4-dinitrofenilhidrazina primeiro adiciona a ligação dupla carbono-oxigênio (fase de adição) para dar um composto intermediário que perde então uma molécula de água (a fase de eliminação).
Os dois usos da reação do Reagente de Brady
A reação do Reagente de Brady tem dois usos no teste de aldeídos e cetonas.
No primeiro, você pode usá-lo apenas para testar a presença da dupla ligação carbono-oxigênio, e como resultado, você apenas obtém um precipitado laranja ou amarelo de uma dupla ligação carbono-oxigênio em um aldeído ou cetona.
Já no segundo uso, você pode usar a reação para ajudar a identificar algum aldeído específico ou cetona.
O precipitado pode ser filtrado e lavado com metanol e depois recristalizado a partir de um solvente adequado que irá variar dependendo da natureza do aldeído ou cetona. Por exemplo, você pode recristalizar os produtos dos pequenos aldeídos e cetonas a partir de uma mistura de etanol e água.
Os cristais são dissolvidos em uma quantidade mínima de solvente quente. Quando a solução esfria, os cristais são reprecipitados e podem ser filtrados, lavados com uma pequena quantidade de solvente.
Além disso, se você souber o ponto de fusão dos cristais, pode compará-lo com as tabelas dos pontos de fusão de 2,4-dinitrofenilhidrazona em todos os aldeídos e cetonas comuns para descobrir qual deles é provável que você tenha.
Referências
- https://pubs.rsc.org/en/content/articlelanding/1931/jr/jr9310000756#!divAbstract (acessado em 19/12/2018 as 20:14)
- http://acshist.scs.illinois.edu/bulletin_open_access/num19/num19%20p2-12.pdf (acessado em 19/12/2018 as 20:25)
- Organic Name Reactions Reagents and Molecular Rearrangements, Krishna Prakashan Media, 2008.
- EXPERIMENTAL ORGANIC CHEMISTRY, SONIA RATNANI, SHRINIWAS GURJAR, PHI Learning Pvt. Ltd., 2012.
- http://www.chm.bris.ac.uk/motm/dnph/dnphjs.htm (acessado em 28/12/2018 as 12:40)
- https://www.youtube.com/watch?v=OugcrG8y_Ig (acessado em 28/12/2018 as 12:10)
- https://www.chemguide.co.uk/organicprops/carbonyls/addelim.html (acessado em 30/12/2018 as 15:36)
- https://www.sciencesource.com/archive/Ethanal-and-Brady-s-reagent-SS21329298.html (acessado em 26/12/2018 as 14:13)
Sobre o autor
Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)
1 Comentários de "Reagente de Brady – Teste de detecção de Aldeídos e Cetonas em uma Solução"
Que artigo incrível! Muito obrigado!
Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)