A argentometria (também chamada de clorometria) é um método usado para determinação da concentração de cloretos de uma solução. Na argentometria é usado o nitrato de prata (AgNO3) como reagente e o cromato de potássio (K2CrO4) como indicador, que em meio ácido gera dicromato de potássio (K2Cr2O7).
Dicromato de potássio |
Nesse experimento, titula-se a solução bem lentamente, gotejando o indicador nitrato de prata contido na bureta até a prata ficar em excesso e reagir com o dicromato, dando origem a um precipitado vermelho de cromato de prata conforme a reação abaixo:
Exemplo de Exercício Resolvido sobre Argentometria
Qual o volume de nitrato de prata 0,5 normal necessário para titular 20 ml de uma solução de NaCl 0,2 normal?
Resolução:
No instante em que ocorre a precipitação vermelha do dicromato de prata, todo o cloreto do sal já foi consumido, logo neste ponto temos:
${{V}_{Ag}}.{{N}_{Ag}}={{V}_{NaCl}}.{{N}_{NaCl}}\Rightarrow {{V}_{Ag}}.\left( 0,5 \right)=\left( 20ml \right).\left( 0,2 \right)\Rightarrow $
${{V}_{Ag}}=8ml$
Referências
- Luiz Carlos Roque da Silva; Ruy Lopes Pereira; Victor A. Petrucci - Curso Vestibular - Química e Biologia.
- Notas de Química Geral, Pedro Coelho, Santos, São Paulo, 2011.
- A Laboratory Manual for Environmental Chemistry, R. Gopalan, R. Wilgred Sugumar, I. K. International Pvt Ltd, 9 de dez de 2008
Sobre o autor
Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico com Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e também sou Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, eu estou estudando Engenharia Civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)
0 Comentários de "Argentometria (Clorometria) - Exemplo de Exercício Resolvido"
Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)