A diferença entre o risco e o perigo é uma das grandes dúvidas entre os engenheiros e técnicos que trabalham na área da segurança, pois, às vezes, os mesmos acreditam que risco e perigo são a mesma coisa, mas não é bem assim.
Definições de risco e de perigo
Para deixar bem clara essa diferença entre os dois, abaixo estão as definições de risco e de perigo, segundo alguns dos dicionários mais conhecidos e as normas regulamentadoras. No entanto, vocês vão perceber algumas pequenas divergências nas literaturas.
Cândido Jucá (Filho)
Risco: Probabilidade de perigo.
Perigo: ameaço, embaraço inconveniente.
Sérgio Ximenes
Risco: perigo iminente, ou provável.
Perigo: estado ou situação em que pode resultar algum dano ou mal para alguém ou algo.
Aurélio Buarque de Holanda Ferreira
Risco: Perigo ou possibilidade de perigo.
Perigo: 1.Situação ou circunstância ameaçadora; 2. Aquilo que pode provocar mal ou dano.
Luiz Antonio Sacconi
Risco: 1. Mal provável, com bom êxito possível; 2. Eventualidade de um acontecimento prejudicial à saúde, à vida de alguém, etc.
Perigo: 1.Situação em que se teme mal muito próximo; 2. Causa de uma situação grave.
Glossário da NR 10
Risco: capacidade de uma grandeza com potencial para causar lesões ou danos à saúde das pessoas.
Perigo: situação ou condição de risco com probabilidade de causar lesão física ou dano à saúde das pessoas por ausência de medidas de controle.
Entendendo a diferença entre risco e perigo
Apesar das divergências entre as literaturas, o risco é entendido como um perigo provável, ou seja, isto é algo que pode ocorrer, mas não é certeza absoluta. Já o perigo é algo que vai ocorrer com certeza, podendo o mesmo ocorrer a qualquer momento.
Observação: Risco grave iminente é perigo, pois esse risco é uma ameaça que pode ocorrer a qualquer momento, logo ele é considerado perigo.
Referências
- Segurança e Medicina do Trabalho, 76° Edição, Editora Atlas, 2015.
- Dicionário Escolar das Dificuldades da Língua Portuguesa, Cândido Jucá (Filho), Campanha nacional de material de ensino, Tipografia Edanee S.A, São Paulo, Brasil, 1963.
- Minidicionário Ediouro, 6°Edição, Sérgio Ximenes, Ediouro Publicações S.A, Rio de Janeiro, Brasil, 1999.
- Minidicionário Sacconi da Língua Portuguesa, 9° Edição, Luiz Antonio Sacconi, Saraiva S.A Livreiros Editores, Barra Funda, São Paulo, Brasil, 2001.
- Dicionário Escolar da Língua Portuguesa Aurélio Júnior, 1° Edição, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, Editora Positivo Ltda, Curitiba, Paraná, Brasil, 2005.
Sobre o autor
Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico com Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e também sou Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, eu estou estudando Engenharia Civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)
0 Comentários de "Diferença entre o Risco e o Perigo na Segurança"
Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)