A melanina (polihidroxiindol) é um pigmento escuro biológico que é produzido a partir da tirosina (aminoácido) por células denominadas de melanócitos. Esse pigmento que também é uma proteína pode ser encontrado na pele dos animais, no cabelo, nos pelos, em escamas de peixe, nos olhos e em algumas membranas internas de alguns animais, como por exemplo, a rã. Sendo a função desse pigmento nessas membranas internas desconhecida.
Esquema da melanina da pele humana |
História da descoberta da energia química gerada pela melanina
Em 1990, uma equipe liderada por Arturo Herrera Solis começou a estudar as 3 principais causas de cegueira de seu país, em um laboratório em um Aguascalientes, região central do México. Eles usaram métodos computadorizados que permitiram analisar a retina e um nervo vivo através da espectrofotometria, que é uma técnica que usa a luz para medir as concentrações das soluções, através da interação da luz com a matéria.
Nesses estudos, eles conseguiram informações importantes sobre as enfermidades dos olhos, e descobriram a função da melanina nos olhos, que era de proteger o tecido. No entanto, não havia explicação para uma proteção tão constante e completa.
O nervo ótico é uma estrutura que mede ao equivalente de 12 fios de cabelo humano juntos |
Em 1998, a equipe de cientista conseguiu obter pela primeira vez 20 ml de melanina, que foram usados para fins terapêuticos nos olhos. O resultado desse teste foi muito mais eficiente do que eles imaginavam.
Em doze anos de estudo, de 1990 a 2002, a equipe de cientistas conseguiu obter varias informações sobre como funciona a melanina, descobrindo o fornecimento de hidrogênio para célula, provando a captação de energia dos fótons, que se transformam em energia química. Sendo isso algo que impressionou a equipe.
Pois até então, se era sabido que a clorofila era única substancia da natureza, que seria capaz de fornecer hidrogênio a uma célula vegetal. Não se sabendo, que em outras substancias em células eucariontes, que a partir dos fótons emitidos pela radiação solar, pudesse obter a energia necessária para partir uma molécula de água, com isso, podemos dizer que a clorofila é responsável pela fotossíntese do reino vegetal e a melanina pela fotossíntese do reino animal.
Os resultados obtidos com melanina confirmaram que não são apenas os vegetais que realizam a fotossíntese, mas sim todos os mamíferos, inclusive qualquer ser vivo em que o código genético manifeste a melanina.
A primeira formula química é a que o grupo de cientistas propôs para a melanina, e a segunda é a formula da clorofila |
Nas formulas acima, notamos que os 2 compostos possuem aspectos semelhantes, onde o que se destaca é centro dos compostos, que em ambos se encontram os 4 nitrogênios, e apesar das semelhanças entre eles, a melanina possui bem mais centros de reação por grama do que a clorofila.
Estudos sobre a geração de energia elétrica a partir da melanina
Em diversos institutos de pesquisa, os cientistas tem estudado a reação da clorofila com água, para obter hidrogênio para produzir energia. No entanto, o resultado das pesquisas não tem sido satisfatório.
Pois, a clorofila não capta fótons o suficiente de radiação eletromagnética do sol, para produzir hidrogênio para a geração de energia. Sendo a melanina uma fonte de energia bem melhor do que a clorofila.
Pois, a melanina é capaz de gerar energia reagindo com água em presença de luz solar, que emiti fótons através da sua radiação eletromagnética, ocorrendo assim uma reação química em ciclo, que produz energia elétrica.
A reação da melanina é uma reação em ciclo, que quando ocorre da esquerda para direita gera 2 moléculas de hidrogênio, 1 molécula de oxigênio e 4 elétrons, e quando a reação inversa ocorre, que é da direta para esquerda, as moléculas de oxigênio e hidrogênio se unem transformando-se em água, gerando energia elétrica. Sendo que a melanina se mantém inalterada, funcionando como um catalisador da reação, que pode aguentar esse ciclo durante anos sem sofrer danos na sua estrutura química.
Por isso, quando falam sobre a energia elétrica gerada pela melanina, dizem que ela é infinita. Mas infelizmente, ela não é infinita, pois a molécula não aguenta esse ciclo de reação para sempre.
Patente da geração de energia a partir da melanina
Em abril de 2010, o medico Arturo Herrera Solis, que é o chefe de pesquisa e desenvolvimento do centro de pesquisas da Fotossíntese humana, que é o fundador do mesmo, conseguiu patentear uma bateria de melanina na Rússia (patente 6017379).
Atualmente, Solis está muito perto de conseguir uma patente dessa bateria nos Estados Unidos e na Europa.
Foto de Arturo Herrera Solis com suas lâmpadas com bateria de melanina |
Referências
- Manual de Dermatologia Clinica de Sampaio e Rivitti, Evandro A.Rivitti, São Paulo, Brasil, junho, 2014
- http://global.britannica.com/EBchecked/topic/373722/melanin (acessado em 26/05/2015 as 17:54)
- http://www.fotosintesishumana.com/melanina-energia-del-futuro/ (acessado em 26/05/2015 as 17:57)
- http://www.mundoeducacao.com/biologia/melanina.htm (acessado em 27/05/2015 as 22:24)
- http://www.infoescola.com/quimica/espectrofotometria/ (acessado em 28/05/2015 as 16:13)
- http://www.mexiconewsnetwork.com/news/bat-gen/ (acessado em 28/05/2015 as 16:25)
Sobre o autor
Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)
6 Comentários de "Melanina – Uma fonte de energia renovável "
Muito bem explicado! Excelente artigo! Tinha ouvido falar, porém com pouca explicação. Meu caro caso tenha mais informações nos deleite com elas - Melanina será o futuro ou aposentará nos calabouços dos magnatas? Abraços.
Olá Wlisses
Infelizmente, eu não tenho mais informações, pois o inventor não disponibilizou no site dele ( Obs: Terceira referência ). Respondendo sua pergunta, eu acredito que a Melanina vai ser uma fonte de energia usada em um futuro bem distante, pois é obvio que os Magnatas vão tentar barrar por enquanto.Fico feliz que tenha gostado do texto :)
Um abraço
Gostaria de saber se você tem a informação de quantos ml de melanina produz de energia?
E parabéns pelo artigo muito bem explicado.
Olá Luíde
Infelizmente, eu não tenho essa informação, mas você pode tenta entrar em contato com o pessoal que está desenvolvendo essas baterias. o site deles é a terceira referência
Muito bom o artigo, bem explicado parabéns Pedro.
Top, os detalhes das reações químicas foi novidade pra mim, coisa que nenhuma outra postagem informou.
Tbm acredito que vai demorar bastante pra isso chegar ao mercado.
Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)