Descoberta por Pierre Jean Robiquet e Louis Nicolas Vauquelin em 1806, a asparagina foi o primeiro aminoácido a ser descoberto e isolado a partir de uma fonte natural, o suco de aspargo, que acabou influenciando na nomeação deste aminoácido.
Estrutura Química da Asparagina
|
A Função e os Benefícios da Asparagina
A asparagina é um aminoácido não essencial que está envolvido na transmissão de informações para o sistema nervoso e, no desenvolvimento neural.
A asparagina também tem a função de aumentar a resistência do corpo à fadiga, e melhora o funcionamento do fígado (onde ela também pode ser produzida), ajudando no metabolismo da amônia no corpo humano, permitindo o bom funcionamento do fígado.
Além disso, um dos benefícios da asparagina é que ela funciona melhor no campo da saúde dos nervos e da proteção do fígado, sendo que ela também ajuda a manter o equilíbrio do sistema nervoso.
A asparagina faz parte do grupo dos vinte aminoácidos mais comuns em nosso planeta, sendo ela um dos principais e mais abundantes elementos que ajudam a transportar nitrogênio. Além disso, esse aminoácido é muito requisitado pelas células do nosso corpo para a produção de proteínas.
Esse aminoácido pode ser produzido pelo fígado e é reconhecido mundialmente pela sua capacidade de ajudar a aumentar bem resistência à fadiga, melhorando a resistência física do corpo.
Este aminoácido é um componente essencial das proteínas que está envolvido na sinalização, desenvolvimento neuronal e transmissão através das terminações nervosas, sendo que o mesmo também é necessário para a transformação de aminoácidos de uma forma para outra.
Além disso, a asparagina é conhecida pelo seu papel fundamental na biossíntese de glicoproteínas, bem como na síntese de diversas proteínas.
Alimentos Ricos em Asparagina e os Problemas Causados pela Falta dela
Existem vários alimentos ricos nesse aminoácido e dentre eles estão alimentos como carne, frango, laticínios, frutos do mar, peixe, ovos, aspargos, soja, nozes e grãos integrais.
A deficiência deste aminoácido pode causar um retardamento do metabolismo e afetar a produção e excreção da ureia, que é um resíduo da metabolização das proteínas. Além disso, a deficiência desse aminoácido pode causar também depressão, tonturas e dores de cabeça.
Asparagina e o Uso da Asparaginase para o Tratamento Contra o Câncer
Como já vimos, todas as células necessitam do aminoácido asparagina para permanecerem vivas. As células normais podem produzir a asparagina por si mesmas, enquanto as células cancerígenas não. A asparaginase é um medicamento quimioterápico anticâncer que se decompõe em asparagina no corpo. Como as células cancerígenas não podem produzir mais asparagina, elas morrem.
Quando a asparaginase decompõe a asparagina, é decomposta em 2 substâncias químicas, ácido aspártico e amônia. Os efeitos colaterais neurológicos observados com a asparaginase (como confusão, sonolência excessiva, agitação, desorientação ou coma) estão relacionados ao aumento dos níveis desses produtos químicos que circulam no corpo.
Devido isso, o paciente deve sempre conversar com seus médicos sobre sua condição e, tratamentos médicos específicos. Além disso, o material dessa postagem não deve substituir os conselhos de seus médicos.
Referências
- Microbiologia 10º edição – Tortora-Funke-Case- Aritmed- São Paulo- Brasil- 2012.
- http://cesamancam.ro/asparagina.html (Acessado em 13/07/2014 as 15:28)
- http://www.aminoacidsguide.com/Asn.html (Acessado em 13/07/2020 as 14:53) http://chemocare.com/chemotherapy/drug-info/asparaginase.aspx (Acessado em 13/07/2020 as 15:14)
Sobre o autor
Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)
6 Comentários de "O que é Asparagina? - Função, Benefícios, Alimentos Ricos nesse Aminoácido"
O que acontece quando se tem asparagina em excesso no nosso corpo?
Olá Luciano
A asparagina em excesso acaba saindo na urina, mas a literatura não fala muito sobre algum efeito toxico que ela possa causar. Se você está tomando algum remédio que tenha ela, fique atento, pois o seu organismo pode apresentar algum tipo de efeito alérgico. Eu te aconselho a conversar com o seu médico, pois ele vai pode te explicar melhor isso.
Espero que eu tenha te ajudado
Um abraço
O que eu posso fazer pois preciso travar a aspargina para conter um câncer de pâncreas. Não sei o que comer pois a maioria dos alimentos tem aspargina
Olá Anônimo
Você vai tem que fazer uma dieta vegana, pois os alimentos com baixo teor de asparagina incluem a maioria das frutas e vegetais, exceto os aspargos, de onde veio o nome desse aminoácido. Você vai tem que conversar com um nutricionista sobre o seu caso, pois essa dieta é meio complicada.
Quero saber se a asparigina ajuda no tsh
Olá anônimo
A asparagina é um aminoácido que faz parte da estrutura do hormônio estimulante da tireoide que regula a comunicação com outros hormônios. No entanto, eu não recomendo fazer uso de suplemento de asparagina. Converse antes com o seu endocrinologista para ele sanar todas as suas dúvidas sobre esse aminoácido.
Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)