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Escala Ringelmann: Medidor de Fumaça Preta usado pela CETESB

Desenvolvida pelo professor de engenharia agrícola Maximillian Ringelmann (1861-1931) em 1898, a Escala Ringelmann é um método utilizado para quantificar a emissão de acordo com a densidade da fumaça observada. Esse método é muito utilizado pela CETESB nas suas operações de fumaça preta.

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A Escala Ringelmann Reduzida é usada pelas agências ambientais para a fiscalização de emissões de fumaça nas estradas

Funcionamento da Escala Ringelmann


Esse método consisti na comparação visual entre um disco de papel com escala colorimétrica e a pluma de fuligem emitida na extremidade de um tubo de escape. Sendo essa escala colorimétrica, constituída de seis padrões de tonalidade, que variam entre o branco e o preto, que são apresentados por meio de quadros retangulares, com espessura e espaçamentos definidos, sobre um fundo branco. Sendo enumerados de 0 a 5:

0 – Fumaça totalmente branca (Densidade 0%)

1 – Fumaça com linhas pretas de reticulado de 1 milímetro de espessura, com espaços branco de 9 milímetros. (Densidade 20%).

2 – Fumaça com linhas pretas de 2,3 milímetros de espessura, com espaços branco de 7,7 milímetros. (Densidade 40%).

3 – Fumaça com linhas pretas de 3,7 milímetros de espessura, com espaços branco de 6,3 milímetros. (Densidade 60%).

4 – Fumaça com linhas pretas de 5,5 milímetros de espessura, com espaços branco de 4,5 milímetros. (Densidade 80%).

5 – Fumaça totalmente preta (Densidade 100%).


Sendo aceitável pelos órgãos ambientais, os seguintes padrões de emissão de fumaça:
  • Ringelmann nº1 para emissão de fumaça preta emitida por fontes estacionarias.
  • Ringelmann nº2 para emissão de fumaça preta emitida por veículos a diesel a qualquer altitude em operação normal.

Como fazer a análise da pluma de fumaça de uma chaminé usando a escala Ringelmann


Para se fazer uma boa análise, o observador deverá ter um posicionamento, onde a pluma de fumaça esteja em um ângulo reto com a sua linha visada e o sol as suas costas.
  
A distância ideal entre o ponto de observação e a região de medição deve estar compreendida entre 30 e 300 metros, sendo que de preferência a uma distância aproximadamente igual a duas vezes a altura da chaminé que está sendo analisada. 

Observando a fumaça pelo orifício da escala, você verá a qual número de escala Ringelmann, se encaixa a tonalidade da fumaça emitida. Além disso, essa análise só pode ser feita se o céu estiver claro. 

Operação Fumaça preta e o valor da multa aplicada pela CETESB


A fiscalização de fumaça pelo método de avaliação de Ringelmann (ou de opacidade) pode ser realizada pelos agentes técnicos da CETESB e pela Polícia Militar do Estado de São Paulo. A CETESB realiza a fiscalização de forma rotineira da emissão excessiva de fumaça preta, oriunda dos veículos automotores a óleo diesel.

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Técnico da CETESB utilizando a Escala de Ringelmann para fiscalizar as emissões de fumaça preta em uma rodovia.

Essa fiscalização é feita em veículos que estão em circulação na vias públicas, conforme o estabelecido pela lei 997/76, regulamentada pelo artigo 32 do decreto Estadual 8468/76 e suas alterações, sem a necessidade de pará-lo para medições adicionais.

O método de monitoramento da Fumaça Preta através da Escala Ringelmann tem o seu uso normatizado na legislação ambiental brasileira pela NBR 6.016/1986 e pela Portaria IBAMA n° 85 de 14 de julho de 1996.

Nessa fiscalização, a emissão de fumaça a partir da tonalidade igual ao padrão do número 3 (três) é considerada infração de trânsito, sendo que para altitudes superiores a 500 metros, a infração ocorre a partir do padrão 4.

O valor da multa aplicada pela CETESB no estado de São Paulo por essa infração ambiental é de cerca de 60 UFESP (algo em torno hoje de R$ 2055,60), e esse valor pode até dobrar em caso de reincidência. Além disso, quando não se trata de reincidência, o dono do veículo que foi autuado pode até solicitar a redução/restituição de 70% do valor da penalidade, ficando condicionado à comprovação da reparação no veículo

Para solicitar a redução, o dono do veículo deverá entregar para a CETESB o Relatório de Medição de Opacidade (RMO) que deverá ser emitido por uma empresa que deve estar regularmente cadastrada no Programa de Melhoria da Manutenção de Veículos a Diesel (PMMVD).

O RMO deve ter como resultado que o veículo está emitindo poluentes dentro dos padrões legais estabelecidos na lei, para poder requerer a redução (ou restituição) do valor multa.

Além disso, o dono do veículo também deve encaminhar os seguintes documentos listados abaixo no formato digital em até 60 dias corridos contados a partir da lavratura da Notificação de Desconformidade (NOTDES)

Sendo esses os seguintes documentos que devem ser enviados por email:

  • RMO da empresa cadastrada no PMMVD da CETESB
  • Cópia da CNH do proprietário do veículo
  • Cópia do Certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV)
  • Cópia da Notificação de Desconformidade

Como adquirir uma Escala Ringelmann


Eu recomendo que vocês entrem em contato com o órgão ambiental de seu estado, pois nós do ENGQUIMICASANTOSSP não vendemos essa escala aqui no blog

Referências



Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico com Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e também sou Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, eu estou estudando Engenharia Civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

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