O petróleo é um líquido oleoso rico em hidrocarbonetos, cuja cor varia segundo a origem, oscilando do negro ao âmbar (cor laranja-amarelo). Ele pode ser encontrado no subsolo, em profundidades variáveis (podendo haver acumulações tanto a poucos metros da superfície terrestre, quanto a mais de 3 mil metros de profundidade) .
Um pouco da história do petróleo
O petróleo e seus derivados vêm sendo utilizados desde 5.000 anos a. C. pelas antigas civilizações, sendo batizado por vários nomes: nafta da Pérsia, óleo de são Quirino, betume, entre outros.
Os povos mais antigos da Mesopotâmia, Egito, Pérsia e Judeia dominavam o uso do petróleo que já era conhecido por aflorar na região do Oriente Médio.
Onde usavam o petróleo para calafetar construções, embalsamar corpos, impermeabilizar construção e palácios, construir embarcações, como lubrificante e como combustível para aplicações diversas. Alguns povos usavam o petróleo até para fins medicinais.
Hoje em dia, o petróleo responde por quase a metade de toda a energia gerada no mundo. Sem ele, as usinas termoelétricas parariam de funcionar, deixando cidades às escuras. Veículos terrestres, navios e aviões ficariam parados, indústrias não produziriam nada e os habitantes dos países frios congelariam no inverno, sem o combustível da calefação doméstica.
Teoria de como o petróleo é formado
Sua teoria de formação mais aceita sobre a origem do petróleo, diz que o petróleo é o produto de uma decomposição lenta de restos de matéria orgânica (animais marinhos, vegetação unicelular, algas e etc.), que foram soterrados a milhares de anos, sofrendo nesse período a ação das bactérias, do calor e da pressão.
Na medida em que esses restos sofreram decomposição nessas condições, produziram o petróleo e uma mistura gasosa, que ao decorrer do tempo, foram expulsos da rocha porosa em que foram produzidos, devido a forte pressão exercida sobre o petróleo e a mistura gasosa.
Como essa formação ocorre em profundidades próximas a 3000 metros, não existindo grandes espaços vazios para a movimentação, o petróleo e a mistura gasosa acabaram escoando pelos poros e pelas fissuras microscópicas da rocha.
Sendo menos denso do que a rocha e a água, o petróleo e a mistura gasosa poderiam ter se elevado à superfície ou se movimentado lateralmente em pontos de menor pressão até ficarem presos sob uma rocha impermeável, que tem abaixo uma camada de rocha extremamente porosa, que funcionaria como uma esponja encharcando se de petróleo e gás.
Reservatório típico de petróleo e gás |
Extração do petróleo
O processo de extração de petróleo varia muito, de acordo com a profundidade e o meio em que o óleo se encontra. Pois, dependendo do meio e da profundidade, o processo de extração acaba sendo diferente.
Extração em Terra
Em terra, o petróleo é encontrado acima de água salgada e embaixo de uma camada gasosa em alta pressão. Assim, quando o poço é perfurado, o petróleo pode jorrar espontaneamente até a superfície em razão da pressão do gás. Quando essa pressão diminui é necessário o uso de equipamentos, como o cavalo de pau, para bombear o petróleo para a superfície.
Cavalo de pau é um equipamento utilizado para extração do petróleo no subsolo |
Se o petróleo for muito denso, um segundo poço é cavado, onde é injetado vapor de água sob pressão, que ajuda a reduzir a viscosidade do petróleo, facilitando a extração.
Extração de petróleo no fundo do mar
No mar, essa extração do petróleo é mais difícil, sendo feita com a utilização de equipamentos especiais de perfuração e extração por meio de bombas em plataformas e navios-sonda. Há vários tipos de plataformas que podem ser usadas para exploração de petróleo em alto-mar, dependendo da profundidade em que se encontra o poço.
Principais Tipos de plataforma |
Decantação
A decantação é utilizada para separar a água do petróleo, através da diferença de densidade. Como o petróleo é menos denso que a água, com o tempo a água tende a ficar na parte inferior do tanque, e o petróleo na parte superior do tanque, separando-se.
O mesmo fenômeno acontece quando deixamos água e óleo em repouso |
Filtração
A filtração é utilizada para a separação de impurezas solidas do petróleo, como por exemplo, areia e argila. Após esse processo, é obtido um petróleo cru que é enviado para o refino, onde se faz a separação dos compostos presentes no petróleo.
Refinaria da Phillips Petroleum Company |
Produtos derivados do petróleo
Os produtos derivados do petróleo incluem combustíveis como gasolina, diesel, óleo combustível e querosene; asfalto; lubrificantes, como óleo para motores; plásticos; solventes; e derivados de petroquímica. Os combustíveis derivados do petróleo são os principais produtos de petróleo e são utilizados como combustível para veículos, aviões e navios, bem como para gerar eletricidade.
Os produtos químicos derivados do petróleo incluem fertilizantes, material plástico, detergentes, pesticidas e muitos outros produtos químicos usados no dia a dia.
Petróleo que o Brasil produz e qual petróleo predomina em seu território
O Brasil produz petróleo de baixo teor em carbono, conhecido como petróleo leve. O petróleo leve predomina na região do pré-sal brasileiro, responsável por grande parte da produção nacional. Além disso, o Brasil também produz petróleo pesado, da região da Bacia de Campos, no Rio de Janeiro.
Qual é o Melhor petróleo do mundo?
O petróleo mais valorizado no mundo é o petróleo do Mar do Norte (Brent). Ele é considerado de alta qualidade devido ao seu baixo teor de enxofre e a sua alta viscosidade, o que torna o seu refinamento mais fácil. O petróleo do Mar do Norte é usado como referência para a maioria dos contratos de petróleo do mundo.
Se o petróleo brasileiro acabar a Petrobras pode quebrar?
A Petrobras não necessariamente vai quebrar se o petróleo brasileiro acabar. A Petrobras é uma empresa de petróleo e gás que opera em todo o mundo, não apenas no Brasil. Ela tem acesso a fontes de petróleo de outros países e também pode explorar outros fontes de energia, como fontes renováveis, para gerar receita.
Além disso, a Petrobras é uma empresa bem diversificada, com atividades em áreas como transporte marítimo, petroquímica, refino, comercialização e produção de energia elétrica. Por isso, mesmo que o petróleo brasileiro acabe, a empresa pode se manter operando.
Exploração do Petróleo e sua relação com Créditos de Carbono e ESG
A exploração de petróleo é uma atividade que vem gerando controvérsias há muito tempo. Por um lado, é uma importante fonte de energia e recursos para a economia mundial, mas por outro, ela tem sido responsável por desastres ambientais e mudanças climáticas preocupantes que tem provocado o aquecimento global.
No entanto, com a crescente conscientização sobre o meio ambiente, os investidores e as empresas de petróleo têm buscado formas de tornar a exploração de petróleo mais responsável. Uma das principais ferramentas para isso são os créditos de carbono.
Os créditos de carbono são uma forma de incentivar as empresas a reduzirem suas emissões de carbono, permitindo que elas sejam compensadas pelo carbono que não foi emitido. Estes créditos são negociados em mercados especializados e podem ser usados para reduzir as emissões de carbono de uma empresa ou para financiar projetos que reduzem as emissões.
Além dos créditos de carbono, as empresas de petróleo também estão trabalhando para melhorar suas práticas de ESG (Meio Ambiente, Social e Governança). Esta abordagem envolve a adoção de práticas responsáveis para proteger o meio ambiente, melhorar as condições laborais e garantir que as empresas sejam responsáveis perante seus acionistas e a sociedade.
A exploração de petróleo pode não ser a melhor maneira de gerar energia para o mundo. No entanto, com o uso de ferramentas como créditos de carbono e ESG, é possível tornar a exploração de petróleo mais responsável e sustentável.
Referências
- http://ciencia.hsw.uol.com.br/refino-de-petroleo.htm(Acessado em 27/07/2012 as 19:48)
- http://www.algosobre.com.br/quimica/petroleo.html (Acessado em 28/07/2012 as 13:35)
- http://www.qgdopetroleo.com/2010/02/entendendo-eng-de-petroleo-cavalo-de.html (Acessado em 17/07/2013 as 18:57)
- http://www.alunosonline.com.br/quimica/refino-petroleo.html (Acessado em 17/07/2013 as 20:13)
- http://www.infoescola.com/curiosidades/petroleo-na-antiguidade/ (Acessado em 27/07/2013 as 01:10)
- petrogasnews.wordpress.com (Acessado em 02/08/2013 as 13:51)
- http://www.infoescola.com/curiosidades/petroleo-na-antiguidade/ (Acessado em 02/08/2013 as 14:05)
- http://www.cetesb.sp.gov.br/userfiles/file/emergencias-quimicas/panorama-geral/O-petroleo-historia-antiga-tempos-atuias.pdf ( Acessado em 02/08/2013 as 14:16)
- http://www.brasilescola.com/quimica/exploracao-extracao-petroleo.htm (Acessado em 02/08/2013 as 14:40)
- http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-o-petroleo-e-extraido-do-fundo-do-mar (Acessado em 05/08/2013 as 11:15)
- https://www.researchgate.net/figure/Brazilian-pre-salt-layer_fig1_336354729 (acessado en 11/03/2023 as 14:30)
- https://www.reuters.com/business/energy/oil-eases-investors-take-profit-after-5-day-rally-2021-09-28/ (acessado en 11/03/2023 as 14:30)
Sobre o autor
Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)
10 Comentários de "Petróleo: História, Teoria de formação e Extração"
Olá Pedro, você sabe qual é a viscosidade do petróleo?
Olá anônimo
O Petróleo é uma mistura de varias substâncias oleosa, logo a viscosidade do petróleo varia muito de um lugar para outro. Para determinar a viscosidade do petróleo, você vai tem que usar um viscosímetro para medir a viscosidade.
Porque o petróleo não é renovável?
Olá anônimo
O petróleo, carvão mineral e gás natural não são considerados renováveis pois demoram muito tempo para serem formados na natureza, sendo isso algo que já foi abordado um pouco no artigo acima. Além disso, a maioria dos cientistas acreditam que demorou um pouco mais de 300 milhões de anos, para ocorrer a formação dos bolsões de petróleo que conhecemos hoje.
Eu e minhas amigas estamos com uma duvida, porque o petróleo flutua sobre a água do mar quando ocorre vazamento nas plataformas petrolíferas?
Olá meninas
Primeiramente, lembre-se que a água e o óleo não se misturam, logo como o petróleo é uma mistura de substâncias oleosas que geralmente costuma ser menos densa do que a água; o mesmo acaba flutuando e criando uma camada na superfície da água.
O petróleo é uma commodity?
Olá anônimo
Sim, o petróleo é considerado uma commodity. Uma commodity é um bem ou serviço que é produzido e usado em todo o mundo. O petróleo é um produto de alta demanda que é usado em todo o mundo para fins de transporte, produção de energia, fabricação de plásticos e outros produtos químicos. Por essas razões, o petróleo é considerado uma commodity.
Espero ter ajudado
Um abraço
Qual é a composição química do petróleo e qual é a vantagem e a desvantagem de cada tipo de petróleo?
Olá anônimo
O petróleo é uma substância complexa, composta principalmente por hidrocarbonetos, que são moléculas formadas apenas por átomos de carbono e hidrogênio. Esses hidrocarbonetos podem ser classificados em cinco grupos principais: alcanos, alcenos, alcinos, cicloalcanos e aromáticos.
Além disso, o petróleo contém quantidades menores de compostos que incluem nitrogênio, oxigênio, enxofre e, em alguns casos, metais como ferro, níquel, cobre e vanádio. A composição exata do petróleo pode variar significativamente dependendo da sua origem geológica.
Quanto às vantagens e desvantagens, elas variam de acordo com o tipo de petróleo. Por exemplo, o petróleo leve é mais desejável para a produção de gasolina devido ao seu maior rendimento nesse derivado, enquanto o petróleo pesado é mais adequado para a produção de asfalto e outros materiais pesados. O petróleo doce, que contém menos enxofre, é preferível por causar menos corrosão nas refinarias e emitir menos gases de efeito estufa quando queimado, comparado ao petróleo azedo, que tem maior conteúdo de enxofre.
As vantagens gerais do petróleo incluem sua alta densidade energética, o que o torna uma fonte eficiente de energia, e sua versatilidade, já que pode ser utilizado em diversos setores como transporte, indústria e geração de eletricidade. Além disso, o petróleo é relativamente fácil de transportar e armazenar, e as reservas são abundantes em várias partes do mundo, o que contribui para a geração de empregos e desenvolvimento econômico.
No entanto, o uso do petróleo também apresenta desvantagens significativas. A queima de petróleo contribui para a emissão de gases de efeito estufa e poluição do ar. Acidentes e vazamentos de petróleo podem causar danos ambientais graves.
A dependência do petróleo como fonte de energia pode tornar um país vulnerável a flutuações de preços e interrupções no fornecimento. Além disso, a disputa por recursos petrolíferos pode levar a conflitos geopolíticos, e o petróleo é uma fonte não renovável, o que significa que as reservas eventualmente se esgotarão. Os custos de extração podem ser altos, especialmente em locais remotos ou em águas profundas.
Ao meu ver, é crucial que as sociedades busquem formas mais sustentáveis de energia para reduzir os impactos negativos associados ao uso do petróleo. A transição para fontes de energia renováveis e menos poluentes é essencial para a sustentabilidade ambiental e para mitigar as mudanças climáticas que estão ocorrendo.
Espero ter tirado a sua duvida
Um abraço
Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)